(Des)conversa de hoje com Paulo Cópio, Ana Borges e Nelson Ferreira Pires
Sem “papas na língua” foi o tom da (Des)conversa de hoje com Paulo Cópio, Ana Borges e Nelson Ferreira Pires. As perguntas foram lançadas, o público participou com muita pertinência e o nosso convidado respondeu. Começou por definir a sua “essência”: antes de ser gestor é pai e marido, para ele a família é o mais importante! Percebemos que liderar é fazer com que os outros façam o que queremos de forma voluntária (e consciente – algo que foi estando como pano de fundo na conversa). Considera que tem o dom da intuição e que isso é fundamentar para ser líder – “uma boa decisão tem que ser intuitiva…”
O humor e a liderança estão de mãos dadas e é o primeiro a “pregar partidas”! Enquanto líder a honestidade, justiça e adaptação constante às pessoas é fundamental (não são apenas as pessoas que se adaptam ao líder). É um apaixonado pelas pessoas: “ser líder é gostar das pessoas em seu redor”. Também falámos do que vai ser o futuro e disse-nos que a diferença está nos 3 P’s – Produto, Processos e Pessoas (tem de acrescentar-se valor às pessoas) . Falámos como o perdão pode estar na equação e a importância de perceber a intenção e a repetição do ato.
Mesmo ao cair do pano ficámos que esta frase do Nelson Ferreira Pires: A minha maior intenção no mundo é… “ser melhor pessoa todos os dias!”.