A responsabilidade social é um aspeto importante não só para a sociedade como também para as empresas, até porque as pessoas que trabalham para as empresas também estão inseridas na sociedade, por isso, vamos explorar os conceitos relacionados com este tema, como: responsabilidade social, responsabilidade social corporativa, responsabilidade empresarial, voluntariado, humanitarismo e filantropia.
A Responsabilidade Social
É o conjunto das decisões que as empresas tomam com o objetivo de contribuir não só para uma sociedade melhor e mais justa como também para a preservação do meio ambiente.
Esta é composta por 2 níveis: o nível interno, que diz respeito à relação entre a motivação dos trabalhadores e o alcance dos resultados da empresa; e o nível externo, que se refere às consequências das ações da empresa sobre os parceiros de negócio e o meio ambiente.
A Responsabilidade Social Corporativa
É o conjunto de ações tomadas pelas empresas que favorecem a sociedade e as corporações, onde têm o objetivo de desenvolver programas sociais que criam benefícios entre a empresa e a sociedade e que aperfeiçoam a qualidade de vida dos trabalhadores e da sociedade, levando em consideração a economia, a educação, o meio ambiente, a saúde, entre outros.
A Responsabilidade Social Empresarial
Consiste na gestão ética das empresas que minimiza os impactos negativos na sociedade e no meio ambiente, pois cada vez mais as empresas têm mais consciência social, isto é, a responsabilidade social é um elemento pertinente na ética das empresas.
As empresas que adotam a responsabilidade social empresarial são reconhecidas como empresas éticas por não se envolverem em subornos e chantagens para tomar decisões, por assumirem as responsabilidades das decisões tomadas, por não tomarem decisões que possam ser abusivas para os outros e por respeitarem os Códigos de Conduta Ética, as ações de responsabilidade social, o cumprimento de contratos, a obediência às leis e a liderança democrática.
O Voluntariado
É composto por atividades específicas da prática de cidadania, isto é, a criação de uma ligação solidária com os outros indivíduos que tem o objetivo de ajudar, de livre vontade, na solução de problemas que afetam a sociedade.
As atividades de voluntariado das empresas passam pelo desenvolvimento de programas e projetos de organizações privadas e públicas, sendo estes motivados pelo humanitarismo (sentido de ajuda), ou seja, podem ser considerados como filantropia.
Entende-se humanitarismo como sendo o sentimento que influencia os indivíduos a ajudarem os outros.
Já a filantropia é a atitude de ajudar os outros, isto é, a prática de humanitarismo, sendo que está relacionado com ações de responsabilidade social das empresas.
Com a contextualização destes conceitos, podemos perceber que as empresas estão mais preocupadas com práticas que melhoram a vida quotidiana do que gerar lucro, pois beneficia não só a sociedade como também as empresas e os consumidores estão mais preocupados com os impactos das empresas na sociedade e no meio ambiente do que comprar bens e serviços.
Assim, as empresas socialmente responsáveis preocupam-se com a preservação ambiental e o bem-estar dos indivíduos, sendo que as empresas preocupadas com a sociedade conquistam elevados níveis de confiança dos consumidores.
7 vantagens das empresas éticas
Deste modo, pode-se concluir que as empresas éticas têm mais benefícios do que as empresas que não adotam as medidas de responsabilidade social, pois não são reconhecidas e apoiadas pela sociedade. Por isso, destaca-se 7 vantagens das empresas éticas:
- Aumenta o reconhecimento da marca, isto é, as empresas que têm o objetivo de melhorar as condições da sociedade obtêm uma melhor imagem do que as outras empresas;
- O volume de negócios cresce porque também é importante traçar objetivos não-financeiros, uma vez que estão de acordo com os interesses da sociedade, conquistando, assim, mais clientes;
- As vendas aumentam e conquistam mais clientes, ou seja, não chega ter um bom produto/serviço pois os consumidores são mais leais e confiam mais em empresas socialmente responsáveis (empresas éticas);
- Melhor relacionamento com os colaboradores, uma vez que estes ficam mais felizes e motivados se sentirem que estão a contribuir para um mundo melhor;
- Vantagens sobre a concorrência, isto é, a responsabilidade social tem uma correlação direta com a opinião pública, o que afeta a escolha dos consumidores entre as marcas que competem entre si;
- Melhor relacionamento com os fornecedores e os parceiros, visto que a responsabilidade social não só reforça ligações e partilhas como também potencia novos desafios;
- Ajuda a mudar o mundo para melhor, já que as empresas devem assumir um compromisso com o bem-estar da sociedade e do meio ambiente.
Por isso, como podem perceber, as empresas só têm vantagens ao adotarem as medidas de responsabilidade social! Do que está à espera? Seja uma empresa ética!
Bibliografia:
Catarina Borralho
Gestora de Recrutamento Júnior na CESO & Estudante de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional