Artigos Big Experience

Árvore de papel e coaching

Árvore de papel e coaching

Era uma vez uma árvore, e dessa árvore cresceram frutos, pássaros fizeram ninhos, formigas criaram uma comunidade… esses frutos alimentaram pessoas e animais.

A árvore era forte e cheia de vida, viveu durante muito tempo. Mas, a determinado momento da sua vida, foi preciso mudar e o papel que tinha até então mudou.

Mas enganem-se! Não ficou mais pequeno, antes pelo contrário, ficou mais amplo!

Essa árvore “mudou de sítio” e transformou-se. Dela foi feita pasta de papel e da pasta de papel foram feitas folhas de papel e dessas folhas foi criado um livro e nesse livro foi criada uma história única e pessoal.

Falar em coaching é como falar desta árvore que tem vários papéis e que se pode transformar em muitas coisas que vão além da realidade que se conhecia.

Em coaching temos poucas certezas e uma da poucas (e mesmo esta é relativa) é o momento presente.

Sabemos que temos um passado e que esse passado está “agarrado” à perceção que construímos da nossa realidade.

A boa notícia é que o futuro é algo que pode ser criado e, por isso, não está ainda definido/predestinado. Logo, o limite é aquele que queremos ter para nós (tal como a árvore).

Ora tal como a árvore temos o ponto A, que é o nosso presente e como a árvore podemos criar o nosso ponto B, onde queremos chegar e o que precisamos de perceber e quais as ferramentas, recursos, apoios, obstáculos iremos ter e precisar para fazer o caminho que nos propomos.

Tal como uma folha de papel temos ilimitadas soluções. A folha, pode ser um avião, um barco, uma caixa, uma figura, um desenho, um poema, uma história ou um livro.

Para que a “folha” seja alguma destas coisas (ou várias) é necessário que tome consciência de qual é o seu propósito para o futuro e depois criar a sua história e construir os passos que pretende dar para esse futuro que quer criar (que tal alterar a palavra “folha” por eu?).

Mas temos uma boa notícia!

O coach tem que ter curiosidade em descobrir e ajudar o seu cliente a descobrir esse futuro.
É uma caminhada cheia de luz, descobertas e novidades.

Diria que coaching é mágico, porque a maioria das vezes não sabemos que resultado terá e esse resultado depende da caminhada que o coachee e coach vão fazer, bem como das respostas que serão encontradas em conjunto.

Como alguém dizia quando lhe perguntavam qual é a resposta: “…não sei, mas estou muito curioso por descobrir...!” -  Milton Erickson

De facto, nós somos uma folha de papel que se pode transformar em muita coisa. O desafio que vos lanço é:
    Estás disposto a sonhar?
    Se sim, o que quer criar na sua vida?
    Isto é, o que quer fazer com a sua folha?

Nós, Big Experience, acreditamos que todos somos muito mais do que parecemos e queremos ajudar cada um a descobrir a sua melhor versão.

Convido-vos a entrar nesta viagem e tirar o máximo de gozo possível, sejam uma folha única e cheia de história e significado.