Ser assertivo é encontrar um caminho para comunicar onde as suas preferências, emoções, opiniões e desejos são escutados, sem ser hostil, ou sem criar ansiedade no momento de o fazer. Ser assertivo é equilibrar a balança entre um estilo de comunicação agressivo e passivo. É comunicar respeitando a sua liberdade e a do outro, é consciencializar-se que a sua liberdade tem fim onde a do outro começa. É afirmar sem magoar, mas ser escutado.
Para conseguir cumprir estes requisitos, existem passos que deverá seguir e comportamentos que deverá adotar:
- 1º passo: escutar, dar o espaço e a atenção que o seu interlocutor precisa para afirmar os seus desejos, opiniões e emoções;
- 2º passo: afirmar-se, ser escutado. Fazer com que a sua mensagem seja entendida pelo seu interlocutor;
- 3º passo: criar uma atitude de empatia, analisando os comportamentos do outro no “aqui e agora”;
- 4º passo: garantir que comunicou de forma serena, que respeitou os seus direitos, mas também os do outro;
- 5ª passo: reconhecer que uma comunicação assertiva acontece se houver espaço para negociar e aceitar posições que são aceites por todos;
- 6ª passo: separar a pessoa do problema e garantir que o relacionamento não se perde em prol do resultado;
- 7ª passo: equilibrar a sua comunicação verbal com a sua comunicação não-verbal, deixe que a sua expressão e comportamento acompanhem a mensagem que quer passar.
Importa relembrar que é o único responsável pelas suas atitudes e comportamentos. Por isso, quando o seu interlocutor não for capaz de comunicar assertivamente, lembre-se, a responsabilidade das suas atitudes e comportamentos só a si poderão ser aplicadas.
Quando duas pessoas comunicam de forma assertiva é mais provável chegar a um acordo comum, respeitando as liberdades de ambos e mantendo relacionamentos.
Equilibrar a sua balança da comunicação, é ser assertivo!
Rita Pulido
Consultora, Big Experience