Comunicação Não Violenta

comunicação não violenta

A comunicação é a base ou o ponto de partida na construção de relações, contudo, a comunicação nem sempre é feita da forma mais acertada ou saudável.

A comunicação não-violenta é usada como forma de “auto-proteção”, e é aqui que existe a tendência de em algumas circunstâncias comunicar de forma menos saudável ou acertada.

A Comunicação não-violenta torna-se nestes momentos numa ferramenta essencial que lhe permite criar uma ligação mais pacífica e saudável. A Comunicação Não-Violenta permite identificar: o que o leva a comunicar de forma violenta e como pode alterar os comportamentos e atitudes que o levam a esse estado!

Assim, a Comunicação Não-Violenta sustenta-se em 4 pontos:
1.Observação: Colocar-se “de fora” e observar a situação. Perceber se aquilo é realmente importante para si. Nesta fase, é importante ter em atenção a linguagem usada, pois certas palavras podem induzir a avaliação/situação em erro.
2. Sentimento: É preciso dizer como aquela situação o deixa. Aqui é muito importante diferenciar uma opinião de um sentimento, descrever sentimentos verdadeiros e não aquilo que acha que é.
3. Necessidades: Quais as suas necessidades pessoais? O que para si é indispensável para lidar com os sentimentos que está a sentir? Deverá comunicar ao seu interlocutor as suas necessidades.
4. Pedido: Pedir o que quer que o individuo faça de forma a satisfazer as suas necessidades. Ser transparente e assertivo quando faz o seu pedido.

A Comunicação Não-Violenta trabalha-se através destes 4 pontos, mas é importante perceber que é preciso também saber receber estes 4 pontos do seu interlocutor.

Quando usar a Comunicação Não-Violenta lembre-se de receber com “empatia” a observação do outro, as necessidades do outro e sobretudo de escutar o pedido do outro, com abertura.

Lembre-se, escute empaticamente, use o seu grande coração quando avaliar ou observar para que não faça julgamentos de valor.

Deixe um comentário

Partilhe este artigo:

Big Experience

Queremos surpreender em cada ação. Focados no desenvolvimento das aprendizagens e vivências das pessoas ao nível individual, grupal e organizacional.

Acompanhe-nos no LinkedIn:

Artigos Recentes

Leitura Recomendada

Subscrever a nossa Newsletter

Ao subscrever está a aceitar a nossa politica de privacidade. Pode remover-se a qualquer altura.

Subscreva a nossa Newsletter
Ao subscrever, está aceitar a nossa política de privacidade. Pode remover-se em qualquer altura.
𝐕𝐨𝐭𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐮𝐦 𝐅𝐞𝐥𝐢𝐳 𝐍𝐚𝐭𝐚𝐥! 🎅

Neste Natal, que a paz e a alegria invadam os nossos corações. ❤️
Que a esperança e a harmonia estejam presentes em todos os contextos da nossa vida pessoal e profissional.
Desejamos a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo, repleto de saúde, amor e realizações.

Que esta época seja marcada por momentos especiais ao lado daqueles que amamos.
Que a magia do Natal nos inspire a sermos melhores a cada dia.
Que a luz das estrelas ilumine o nosso caminho e que a bondade e generosidade estejam presentes em todas as nossas ações.
Que este Natal seja uma oportunidade para refletirmos sobre o nosso crescimento pessoal e profissional, procurando sempre evoluir e aprender com as experiências vividas.
Que cada desafio nos fortaleça e nos faça crescer, tanto individualmente como em equipa.

A BIG EXPERIENCE deseja a todos os nossos clientes e parceiros um Natal repleto de união e inspiração para continuarmos a desenhar o caminho em conjunto!
Que possamos continuar a compartilhar momentos especiais, construir laços ainda mais fortes e alcançar grandes conquistas no próximo ano.

A equipa Big Experience