Até ao momento efetivo da formação há uma viagem que começa com o diagnóstico de necessidades de formação, que é realizado por cada departamento de formação e desenvolvimento de cada organização.
O diagnóstico de necessidades de formação é o primeiro e mais importante passo, é com ele que identificamos os gap’s de desenvolvimento, tanto individual como coletivo de uma organização. É neste momento que alinhamos as necessidades identificadas com a estratégia da organização e decidimos os reajustamentos que são necessários para melhorar o desempenho individual e coletivo da organização.
Contudo, importa referir que este momento não serve apenas como uma auscultação a posteriori, mas também, a priori como uma forma proativa de identificar necessidades de desenvolvimento que possam surgir ao longo do ano – para que a estratégia da empresa seja acompanhada no momento, mais do que resolver problemas será sempre antecipá-los e desenvolver soluções.
A segunda fase desta viagem é o resultado do nosso levantamento de necessidades, dando origem ao plano de formação a ser entregue para aprovação.
O plano de formação funciona como o conjunto de projetos (ações de formação), que foram o resultado das necessidades diagnosticadas, definindo previamente quais as ações, meios, objetivos e público-alvo. Cada ação de formação será acompanhada por um conjunto de objetivos e estratégias que serão necessários alcançar para desenvolver os colaboradores.
Depois de aprovado o plano de formação, é importante considerar inputs de agentes externos à organização, sobretudo em áreas críticas de desenvolvimento de soft skills. Adquirir um olhar diferente de uma realidade não influenciada pela cultura e forma de trabalho da organização.
É nesta etapa da viagem que a Big Experience começa a participar nos projetos par a par com os nossos clientes mais do que conceber uma ação de formação para uma necessidade identificada é importante, acima de tudo, desenhá-la de acordo com cada realidade – conhecendo a área de negócio e o seu público-alvo.
É importante auscultar e depois criar, desenhar e desenvolver ações de formação que sejam experiências que possam ser inspiradoras, levando cada participante a ter uma experiência de formação que o leve a outro nível de desenvolvimento das suas competências.
A Big Experience trabalha paralelamente com a estratégia da empresa e o plano de formação desenvolvido pela área de formação e desenvolvimento, para corresponder e colmatar as necessidades identificadas, desenvolver os seus colaboradores, antecipar futuras necessidades e acima de tudo, criar valor acrescentado em cada organização.
Rita Pulido
Consultora