Instinto versus Intuição – a chave do sucesso

Miguel Almeida Bruno

Hoje, na (Des)conversa de 33 minutos Ana Borges e Paulo Cópio estiveram com Miguel Almeida Bruno a falar sobre o que a vida selvagem pode ensinar ao mundo empresarial.

Falaram da importância da adaptação ao meio ambiente, como os animais têm de o fazer e, como isso, condiciona a forma como atuam. Tal como as multinacionais têm que se adaptar ao destino onde se estão a implementar para conseguir ter sucesso.

Percebemos que a liderança passa, também, pela exigência de quem rodeia o líder. Vimos a importância da gestão diretiva e como existem vários níveis de delegação: “para sair do jeep têm que perguntar primeiro…”.

Aprendemos como os predadores reagem à ansiedade e frustração. A taxa de sucesso de um predador em caçada ronda os 30 a 40%.

Ligámos estes conceitos às empresas e tirámos as seguintes lições:

  • Importância da persistência;
  • A atitude de estar sempre a aprender com o que é feito;
  • Tivemos um conselho de filosofia de vida 30%, 30%, 30%. Temos que ter 30% do tempo para dormir, 30% para trabalhar e 30% para lazer. Se procurarmos fazer algo que nos apaixona conseguimos ter 60% de possibilidade de ser mais felizes.

 

Percebemos que para um safari ter sucesso é preciso planear, conhecer, analisar dados, tal como um business plan de uma empresa.

Acabámos a falar na importância de confiar na liderança e, mais uma vez, tivemos a comparação com o safari – as caçadas de leões. A leoa alfa é que indica qual o animal a caçar e todos os outros cumprem, se houver uma excitação perdem a refeição.

E foi neste ponto que ficamos: a execução é da responsabilidade do líder e o executante tem que executar da melhor maneira possível. A rapidez de execução depende da excitação do executante. Se a excitação for forte leva ao fracasso (perde-se a oportunidade).

Acabamos com a frase: 

A maior paixão para o mundo é “conservação, preservação, é preciso sabermos manter, conservar e construir.”

Deixe um comentário

Partilhe este artigo:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Big Experience

Queremos surpreender em cada ação. Focados no desenvolvimento das aprendizagens e vivências das pessoas ao nível individual, grupal e organizacional.

Acompanhe-nos no LinkedIn:

Artigos Recentes

Leitura Recomendada

Subscrever a nossa Newsletter

Ao subscrever está a aceitar a nossa politica de privacidade. Pode remover-se a qualquer altura.