Orgulho e humildade. A liderança ou a falta dela?

Acontece e é uma realidade nas organizações: a liderança, ou a falta dela, é um tema muito importante para as empresas, tal como é importante haver líderes preparados para dar as respostas mais acertadas nos momentos de crise ou quando é necessário arriscar.

As empresas, as escolas, as instituições públicas e privadas estão sensibilizadas para o impacto que tem o exercício da liderança nas organizações. Então a questão é muito prática: o que falta? O que continua a faltar? É uma questão de perceção ou, efetivamente, há falta de liderança?

Vamos por partes. Sabemos que:

  1. O tema liderança nas organizações é muito importante;
  2. Fala-se, debate-se e escreve-se muito sobre o tema;
  3. Há líderes que procuram viver e manter uma atitude de fidelidade e lealdade com todos os valores da liderança.

O que é, então, a liderança? E o que é ter falta de liderança? Duas perguntas que se focam nos mesmos conceitos, em duas faces da mesma moeda.

E respondemos: a liderança ou a falta dela resumem-se a questões como fidelidade, sinceridade, simplicidade, coerência. Na capacidade de ser e de fazer. Os líderes que agem com fidelidade estão no caminho certo.

A falta de liderança é a autossuficiência, esse sentimento de orgulho que impede o encontro com o outro, seja colaborador, colega ou o reporte direto na organização. O orgulho opõe-se à humildade e esta é a verdade do nosso ser.

Podemos então dizer que o ponto de partida é o reconhecimento da condição de líder. E a humildade, em certo sentido, é a mais básica das suas características ou valores.

Em suma, quando as pessoas são reconhecidas, dando e recebendo gratidão, acabam por obter sucesso, sucesso esse que se torna coletivo.

Nélia Vicente

Nélia Vicente

Partner

Deixe um comentário

Partilhe este artigo:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Big Experience

Queremos surpreender em cada ação. Focados no desenvolvimento das aprendizagens e vivências das pessoas ao nível individual, grupal e organizacional.

Acompanhe-nos no LinkedIn:

Artigos Recentes

Leitura Recomendada

Subscrever a nossa Newsletter

Ao subscrever está a aceitar a nossa politica de privacidade. Pode remover-se a qualquer altura.

Subscreva a nossa Newsletter
Ao subscrever, está aceitar a nossa política de privacidade. Pode remover-se em qualquer altura.