Formação Profissional

Perspectiva da Área Comportamental dos RHs por Estudante Licenciatura em Sociologia

Perspectiva da área comportamental dos RHs por Estudante Licenciatura em Sociologia

O meu nome é Inês Martins e frequento a Licenciatura em Sociologia, no ISCTE-IUL. Como cadeira optativa decidi ter estágio curricular, estando a fazê-lo na Big Experience.

Neste sentido foi-me pedido que escrevesse um pequeno texto sobre uma área dos Recursos Humanos à minha escolha, sendo que escolhi a área comportamental.Inês Martins

Sabemos que a Gestão dos Recursos Humanos é uma área estratégica nas empresas e que engloba um vasto conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas na gerência das relações presentes numa organização.

Tem como principal objetivo permitir que a empresa e o trabalhador alcancem os seus objetivos e estejam em sintonia, em prol do bom funcionamento e sucesso da empresa, bem como a satisfação e realização de todas as pessoas envolvidas.

Relativamente à área comportamental, é um tema que me chama à atenção, daí ter colocado a Big Experience na minha lista de escolhas para realizar o estágio. Na minha opinião é uma área de grande importância nas empresas, sendo que a forma como nos comportamos e relacionamos com os outros diz muito sobre nós próprios e tem também impacto na forma como trabalhamos e no consequente sucesso das nossas funções.

As formações que são dadas na área comportamental têm como objetivo o enriquecimento e treino de competências comunicacionais no que diz respeito ao relacionamento com os clientes e reconhecer o impacto que a linguagem tem na dimensão interpessoal.

Permite também a quem os frequenta perceber a importância da adoção de comportamentos eficazes no desempenho das suas funções.

Um destes cursos é designado por “Essência do Ser”, sendo que o seu grande objetivo é a obtenção de resultados, dotando os formandos de conhecimento sobre o processo e sobre as várias ferramentas que têm ao seu dispôr para conseguirem promover a cultura da auto-superação pessoal e profissional.

Este curso é acompanhado de Coaching o que trás mudanças positivas na vida dos indivíduos, num curto espaço de tempo e de forma rápida e eficaz, fazendo com que as pessoas conheçam o seu potencial máximo e o tentem atingir, de forma objetiva e principalmente assertiva.

Está é uma área que gosto, pois sempre fui uma “pessoa de pessoas” e ligada às emoções. Penso que quanto melhor estivermos a nível pessoal, melhor será o nosso desempenho a nível profissional.  É necessário termos noção das nossas capacidades e tentarmos sempre melhorar, com o objetivo de alcançarmos as nossas metas pessoais e evoluíndo também em equipa, dando sempre o nosso melhor.