Artigos Big Experience

The Business Impact of Gratitude

business impact of gratitude

O artigo publicado na Forbes por Eric Mosley: “The Business Impact of Gratitude” foca-se na questão da gratidão presente nas relações pessoais do quotidiano e, principalmente nas relações no local de trabalho.

A gratidão no local de trabalho é vista como um sentimento de pertença a algo que se torna maior que nós mesmos.

Assim, o significado atribuído ao trabalho está inserido numa vasta mudança organizacional e psicológica. No local de trabalho torna-se fundamental que os colaboradores se sintam valorizados e respeitados.

A base para tudo isto é a gratidão, que se resume num ato de reconhecimento. Deste modo, quanto maior for a gratidão, maior será as conexões entre os indivíduos e, consequentemente maior será a colaboração em toda a organização.

O artigo está dividido em 3 pontos.

O primeiro ponto assenta no facto de a gratidão favorecer o indivíduo que a recebe, como também o indivíduo que a dá. Isto, porque o ato de expressar gratidão torna-nos mais vulneráveis e autênticos, contribuindo para uma maior conexão humana entre o indivíduo que concede e o que recebe.

O segundo ponto destaca a associação feita entre gratidão e o reconhecimento, uma vez que caso se agradeça alguém muitas vezes e essa pessoa nunca tenha agradecido, leva-a a considerar esse ato.

Por fim, o terceiro ponto centra-se nas principais atitudes que o líder deve adotar, de forma a que as restantes pessoas da organização, também passem a adotar. Essas atitudes passam por: nunca subestimar o poder do obrigado; olhar para além das grandes vitórias para descobrir contribuições de baixo perfil que merecem ser valorizadas e reconhecidas e, reconhecer aqueles que habitualmente reconhecem os outros.

Em suma, quando as pessoas são reconhecidas e dão e recebem gratidão, acabam por obter sucesso, sucesso esse que se torna coletivo.