Programa de Formação Inteligência Emocional e PNL

PROGRAMA DE PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUISTICA

A ESSÊNCIA DO SER

O Lápis Mudou …e tu?

Era uma vez um lápis uma borracha, um afia e uma caneta.

O lápis, a personagem principal, nasceu para escrever, era isso que mais gostava de fazer. Escrevia sem parar e sempre a uma velocidade alucinante.

A situação é que escrevia sem se preocupar com o quê e para quê. Por sua vez a borracha tinha apenas um objetivo apagar o que o lápis ia escrevendo sem preocupação sobre o que devia ou não apagar.

O afia o que pretendia era conseguir que o lápis estivesse sempre em condições para escrever e por isso estava sempre pronto a afiar o lápis, mesmo que isso não fosse necessário.

Todos tinham o seu objetivo claro, escrever, apagar e afiar.

O lápis, a determinado momento, foi obrigado a parar estava cansado de tanto correr (escrever, ser afiado, voltar a escrever) e continuar sempre com o mesmo sentimento de vazio dentro dele.

Foi nessa altura que em conversa com a caneta coach, se deu conta do que estava a fazer.

A relação com a borracha e o afia não estava equilibrada. O que levou o lápis a pensar no seu propósito, para que existia e que mensagem queria deixar escrita.

Após algumas reflexões e constatações o lápis decidiu tomar medidas e começou a escrever mais devagar, procurando um sentido para cada palavra. Em simultâneo falou com a borracha e definiu os limites que para ele eram ecológicos.

Esses limites levaram a que a borracha começasse a ter um comportamento diferente, já não apagava tudo, apenas o que lhe era pedido para apagar.

Quanto ao afia foi preciso clarificar que afiar era uma missão nobre, e que por isso tinha de ser feito com cuidado pois a vida do lápis dependia dele. O afia ficou com uma nova missão: cuidar do lápis de maneira a que este conseguisse escrever de uma forma clara e cuidada e em simultâneo verificar os limites que o lápis precisava para se manter com energia e focado em deixar a mensagem desejada.

Foi a procura da sua essência mais profunda que levou o lápis a mudar a sua forma de estar e por sua vez mudar a maneira como se relacionava com os seus interlocutores.

 

PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL COM PNL

O que propomos com o curso “A ESSÊNCIA DO SER” é exatamente esta reflecção e mudança. Procurar ir ao interior de cada um descobrir a qual a missão que temos, como nos relacionamos com as nossas borrachas, afias e outros que tais…

Neste curso iremos fazer uma análise das nossas emoções, atitudes, comportamentos, crenças com o objetivo de procurar responder a perguntas como:

Qual o meu papel?

Que marca quero deixar?

Como vivo as emoções e qual o impacto que tem em mim e nos outros?

O que quero mudar? E o que quero manter?

Quais os equilíbrios que tenho na minha vida e quais os desequilíbrios que tenho e o que vou fazer com eles?

programa de gestão emocional