
A ESSÊNCIA DO SER
O Lápis Mudou …e tu?
Era uma vez um lápis uma borracha, um afia e uma caneta.
O lápis, a personagem principal, nasceu para escrever, era isso que mais gostava de fazer. Escrevia sem parar e sempre a uma velocidade alucinante.
A situação é que escrevia sem se preocupar com o quê e para quê. Por sua vez a borracha tinha apenas um objetivo apagar o que o lápis ia escrevendo sem preocupação sobre o que devia ou não apagar.
O afia o que pretendia era conseguir que o lápis estivesse sempre em condições para escrever e por isso estava sempre pronto a afiar o lápis, mesmo que isso não fosse necessário.
[su_quote]Todos tinham o seu objetivo claro, escrever, apagar e afiar.[/su_quote]
O lápis, a determinado momento, foi obrigado a parar estava cansado de tanto correr (escrever, ser afiado, voltar a escrever) e continuar sempre com o mesmo sentimento de vazio dentro dele.
Foi nessa altura que em conversa com a caneta coach, se deu conta do que estava a fazer.
A relação com a borracha e o afia não estava equilibrada. O que levou o lápis a pensar no seu propósito, para que existia e que mensagem queria deixar escrita.
Após algumas reflexões e constatações o lápis decidiu tomar medidas e começou a escrever mais devagar, procurando um sentido para cada palavra. Em simultâneo falou com a borracha e definiu os limites que para ele eram ecológicos.
Esses limites levaram a que a borracha começasse a ter um comportamento diferente, já não apagava tudo, apenas o que lhe era pedido para apagar.
Quanto ao afia foi preciso clarificar que afiar era uma missão nobre, e que por isso tinha de ser feito com cuidado pois a vida do lápis dependia dele. O afia ficou com uma nova missão: cuidar do lápis de maneira a que este conseguisse escrever de uma forma clara e cuidada e em simultâneo verificar os limites que o lápis precisava para se manter com energia e focado em deixar a mensagem desejada.
Foi a procura da sua essência mais profunda que levou o lápis a mudar a sua forma de estar e por sua vez mudar a maneira como se relacionava com os seus interlocutores.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL COM PNL
O que propomos com o curso “A ESSÊNCIA DO SER” é exatamente esta reflecção e mudança. Procurar ir ao interior de cada um descobrir a qual a missão que temos, como nos relacionamos com as nossas borrachas, afias e outros que tais…
Neste curso iremos fazer uma análise das nossas emoções, atitudes, comportamentos, crenças com o objetivo de procurar responder a perguntas como:
Qual o meu papel?
Que marca quero deixar?
Como vivo as emoções e qual o impacto que tem em mim e nos outros?
O que quero mudar? E o que quero manter?
Quais os equilíbrios que tenho na minha vida e quais os desequilíbrios que tenho e o que vou fazer com eles?
