Humildade ou humilhação…?

Há pessoas que andam constantemente com a cabeça para baixo, a olhar para o chão, raramente levantam a cabeça. É na rua, nos corredores da empresa, no supermercado… para estas pessoas, há que ser humilde e respeitar – ter a cabeça muito erguida é um sinal de presunção e superioridade e, na opinião delas não está correto. Estamos a falar de comportamentos, atitudes ou valores? Parece-me que estamos a falar de tudo isto! O comportamento de manter a cabeça baixa, a atitude do respeito e o valor da humildade. A questão é, quando tudo isto é confundido e o facto de ser mais low profile, ter uma atitude mais passiva faz com que a pessoa quase “desapareça” do seu grupo e num piscar de olhos, passe a ser humilhado. Porque não participa, não dá opinião, não propõe nada…

A palavra humildade não significa humilhação! Ter a cabeça para baixo é perder a oportunidade de olhar em frente, é um facto, a pessoa está a perder a oportunidade de ver e ser observada nos olhos pelos outros!

Então levante a cabeça, esteja preparado para a vida! Olhe o que o rodeia e, desta forma, poderá proteger-se. Continue em frente e tome a coragem de estar mais atento!

E lembre-se humildade e humilhação são palavras com significados muito distintos.

O que vai fazer hoje de diferente para olhar mais o outro e permitir-se ser olhado?

Com a missão de apoiar as pessoas para o futuro, esperamos por si para expandir (os seus) horizontes rumo a uma realidade exponencial.

 

Nélia de Jesus Vicente

Partner, Big Experience

Deixe um comentário

Partilhe este artigo:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Big Experience

Queremos surpreender em cada ação. Focados no desenvolvimento das aprendizagens e vivências das pessoas ao nível individual, grupal e organizacional.

Acompanhe-nos no LinkedIn:

Artigos Recentes

Leitura Recomendada

Subscrever a nossa Newsletter

Ao subscrever está a aceitar a nossa politica de privacidade. Pode remover-se a qualquer altura.

Subscreva a nossa Newsletter
Ao subscrever, está aceitar a nossa política de privacidade. Pode remover-se em qualquer altura.